Em Contagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, na última semana, as visitas do Programa "ProAgri Saúde - Agricultura Familiar". A Comunidade dos Arturos e a Unidade Produtiva de Aromas e Frutos da Terra, no bairro Sapucaias, receberam encontros promovidos pela equipe de Vigilância em Saúde. Eles puderam conhecer e participar da iniciativa voltada para fortalecer as práticas saudáveis e sustentáveis no contexto da agricultura familiar e comunitária.
O ProAgri Saúde - Agricultura Familiar é um programa voltado para promover a saúde e a qualidade de vida de agricultores familiares, com foco na integração entre práticas agrícolas sustentáveis e ações de vigilância em saúde. A iniciativa reconhece a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico, especialmente em comunidades rurais e tradicionais. O programa busca atender às necessidades específicas dessa população, oferecendo suporte técnico, educativo e preventivo em saúde.
O primeiro encontro contou com a participação de 12 agricultores familiares, agentes comunitários de Saúde e agentes de combate a Endemias, além de representantes da Vigilância em Saúde, do Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Foi apresentado, de maneira detalhada, o papel das diferentes vigilâncias em saúde, destacando a importância de cada setor na promoção do bem-estar coletivo e na prevenção de agravos relacionados às atividades agrícolas.
Na última semana, o Programa "ProAgri Saúde - Agricultura Familiar" visitou a Comunidade dos Arturos e a Unidade Produtiva de Aromas e Frutos da Terra Fotos: divulgação/SMS
Conforme explicou a diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Fátima Brant, além da exposição técnica, uma dinâmica interativa sobre o tema da colheita foi realizada, buscando conectar os participantes ao cotidiano do trabalho agrícola e aos conceitos do ProAgri Saúde.
“Essa abordagem prática contribuiu para um entendimento
mais acessível e participativo do programa, estimulando o diálogo
entre os representantes da saúde pública e os moradores da comunidade”
Fátima Brant, diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador
A Comunidade dos Arturos, patrimônio cultural imaterial de Contagem, desempenha um papel fundamental na valorização das tradições e no fortalecimento da agricultura familiar. “Com ações como essa, busca-se não apenas fomentar a saúde e a qualidade de vida local, mas também reforçar a importância da integração entre os saberes técnicos e tradicionais”, completou Brant.
Outra experiência foi realizada na horta familiar da Unidade Produtiva de Aromas e Frutos da Terra, no bairro Sapucaias. Gerida por um grupo de oito mulheres, elas abriram as portas para uma roda de conversa sobre o programa, proporcionando um espaço para troca de experiências, conhecimentos e desafios enfrentados pelas agricultoras. A horta do local destaca o verde em meio à área urbana e é um exemplo vivo da importância da agricultura familiar urbana para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. As mulheres apresentaram o cultivo para a equipe da SMS com carinho e respeito à natureza.
O ProAgri Saúde, presente nesses encontros, reforça a importância de políticas públicas que valorizem o trabalho rural e promovam a saúde integral dos agricultores familiares. “Ao oferecer acesso a serviços de saúde, assistência técnica e capacitação, o programa contribui para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e de suas famílias. O ProAgri Saúde segue promovendo encontros como esses, com o objetivo de levar informação, apoio e estratégias de saúde para comunidades de Agricultura Familiar no município, construindo caminhos para um futuro mais saudável e sustentável”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Elane Lobo.