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NOV
08
08 NOV 2024
SAÚDE
Superação de desafios e transformação na rede de urgência e emergência marcam os três anos do SSA Contagem
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Luci Sallum/PMC
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Superando desafios e construindo o futuro

Ao completar três anos hoje, 8 de novembro, o Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA Contagem), entidade privada, sem fins lucrativos, criada pela atual administração para levar maior eficiência à gestão da rede de urgência e emergência do município, vem confirmando, a cada dia, que foi a escolha mais acertada para transformar positivamente as unidades que gerencia: o Hospital Municipal, o Centro Materno Infantil e cinco Upas. Demonstrando que os resultados das decisões importantes vêm com o passar do tempo, quando chega no momento de colher o que se plantou.

"Nestes três anos, a gestão do complexo Hospitalar e das UPAs teve uma grande evolução nos processos de gestão e na qualidade assistencial. A parceria entre a Secretaria Municipal  de Saúde e o SSA tem sido um modelo de gestão para diversos municípios que buscam qualificar o atendimento à saúde no nosso estado", afirmou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.

Para o diretor-geral do SSA Contagem, Eduardo Penna, mudar a realidade encontrada, em novembro de 2021, foi um trabalho complexo, mas os resultados já são visíveis. “Esse ano recebemos o Cebas, certificado que reconhece o SSA Contagem como Entidade Filantrópica, bem como a certificação de Entidade 100% SUS. As duas atestam o bom trabalho realizado e significam receitas novas, de quase R$30 milhões, impulsionando mais investimentos na rede de urgência”.
 

  
Os investimentos têm possibilitado a reforma das unidades e a compra de novos equipamentos, melhorando a qualidade do serviço prestado à população - Fotos: Adelcio Ramos (1) e Janine Moraes (2 e 3)

Segundo o Eduardo Penna, as novas parcerias que a certificação possibilita, propiciam vislumbrar um futuro ainda melhor. “Isso é a coroação do trabalho que começou três anos atrás e que se tornou possível com a dedicação e perseverança de todos os líderes e colaboradores”, destacou.

Gestão de impacto

Um diagnóstico profundo foi aplicado ainda em 2021, para entender as reais necessidades e planejar uma grande reestruturação do Hospital Municipal de Contagem (HMC), do Centro Materno Infantil (CMI) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Tivemos que agir de maneira rápida e assertiva para melhor atender a população. Superamos dificuldades e hoje podemos dizer que estamos em um bom caminho”, afirmou o diretor.

Uma grande mudança era necessária, para que a população pudesse voltar a confiar e utilizar plenamente os serviços em saúde nas unidades. Isso marcou o trabalho realizado em 2022, quando se alcançou um bom nível de estabilidade. Também nesse ano, tiveram início os projetos de requalificação dos serviços, com a modernização do parque tecnológico, readequação dos recursos humanos e revisão de todos os processos.

A atuação em urgência e emergência impõe muitos desafios, alguns mais complexos e recorrentes, como as epidemias e as doenças sazonais. Nesse contexto, as centrais de Hidratação para atendimento aos casos de dengue, zika e chikungunya, e as unidades de Apoio Pediátrico, para as síndromes respiratórias, mostram a versatilidade e a seriedade da instituição para com o atendimento ao cidadão.

“Mesmo diante de tantos desafios, demos início a um projeto ambicioso, que busca elevar o nível do atendimento à população em urgência e emergência. Hoje, três anos depois, já realizamos muito do que projetamos e queremos ir além. Vamos seguir trabalhando para que cada usuário possa ter acesso a serviços cada vez mais dignos, amplos e humanizados sempre que precisar”, ressaltou a diretora assistencial do SSA Contagem, Renata Graziela Soares.

Investimento recorde

Em 2023, se consolidou o maior programa de investimentos já visto na urgência e emergência de Contagem, com mais de R$20 milhões aplicados na requalificação das estruturas, modernização dos equipamentos, inovação na assistência ao usuário e na qualificação dos profissionais. Assim, foi possível ampliar o atendimento, aumentar a oferta e melhorar a prestação de serviços.

Dois grandes exemplos desses avanços são o novo Centro de Imagem, que garante mais agilidade, qualidade e confiabilidade nos diagnósticos, e a Unidade de AVC, que se destaca no atendimento às pessoas acometidas pela doença com padrões internacionais. 

 
Equipamentos de alta tecnologia garantem mais rapidez, qualidade e confiabilidade aos resultados dos exames de imagem - Fotos: Janine Moraes/PMC

“Esses são dois símbolos do que queremos para nossas unidades. Um Centro de Imagem de ponta, com equipamentos de última geração, e uma unidade para atendimentos de casos de AVC, que em dois anos já recebeu importante certificação internacional no Projeto Angels nos níveis Gold e Platinum, pela qualidade no atendimento”, destacou Olívia Bonfim, superintendente do HMC.

Reforma das unidades

O visual do Hospital Municipal e das UPAs de Contagem está diferente, com novas fachadas em ACM (alumínio composto), mais modernas e bonitas. Mas, é dentro que as maiores mudanças estão sendo feitas. As unidades passam por uma completa requalificação, com a reforma dos espaços, modernização dos equipamentos, reorganização dos processos e capacitação dos profissionais, além do aumento e redistribuição das equipes médicas, para reduzir o tempo de espera por atendimento. Ainda, há a telemedicina, que vem sendo estendida a todas as UPAs, agilizando o acesso às consultas pela população.
 

  
Aumento das equipes médicas e o serviço de Telemedicina contribuem para reduzir o tempo de espera pelo atendimento - Fotos: Luci Saolum/PMC (1 e 2) e Janine Moraes/PMC (3)

“São muito positivos os impactos no atendimento aos usuários que vêm às unidades de urgência e emergência. A boa estrutura e qualidade dos equipamentos, a clareza dos processos e a capacitação dos profissionais podem salvar muitas vidas”, lembrou a superintendente das UPAs, Priscilla Fazzio.

Melhorias para os colaboradores

Outra conquista evidente é o aumento do bem-estar e qualidade do ambiente de trabalho para os colaboradores. Um bom exemplo é o Centro de Apoio Hospitalar, que agora abriga boa parte da área administrativa, uma cozinha industrial e um refeitório climatizado, além de um amplo almoxarifado e outros serviços importantes, abrindo espaço para aumentar o número de leitos no HMC.

  
Além de levar mais conforto e bem-estar aos colaboradores, a construção do Centro de Apoio Hospitalar também possibilitou aumentar o número de leitos no hospital - Fotos: Luci Sallum/PMC

“Temos consciência dos desafios que ainda temos, principalmente para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. Eles também fazem parte desse programa de investimentos e toda melhoria feita para eles reflete na qualidade dos serviços e no acolhimento às pessoas que precisam”, reforçou a superintendente do Centro Materno Infantil (CMI), Dulcinéia Carvalho.

Para o técnico de enfermagem, Eduardo Sérgio, as melhorias são visíveis. “A gente percebe isso nos equipamentos, nos leitos e em todos os insumos. Se no passado vivemos períodos em que tínhamos escassez de recursos, hoje temos tudo o que precisamos para salvar a vida dos pacientes”, observou.

“Nós vamos seguir com o programa de investimentos, para concluir os projetos que estão em andamento e na busca por novas parcerias que possam gerar recursos ou avanços, com foco na excelência no atendimento ao cidadão de Contagem”, concluiu Eduardo Penna.

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
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