As unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem desempenham um papel fundamental no sistema de saúde da cidade, oferecendo serviços em urgência e emergência com atendimento primário 24 horas por dia, sete dias por semana. Nos últimos anos, essas unidades têm enfrentado muitos desafios, devido a epidemias e à crescente demanda por serviços de saúde. No entanto, com investimentos e os esforços contínuos de gestores e profissionais da Prefeitura, muitas melhorias estão em andamento. para assegurar a qualidade e a eficiência no atendimento à população.
Os números de atendimentos gerais nas UPAs reforçam tanto sua importância no cenário de urgência e emergência, quanto no crescimento contínuo da demanda por esse serviço. Em 2023, foram 392.251 pacientes acolhidos nas unidades JK, Ressaca, Vargem das Flores e Petrolândia, com média mensal de 32.688, um aumento de quase 15% sobre o ano anterior (343.526 e média de 28.625 por mês no ano de 2022).
E a tendência é seguir aumentando, pois somente nos cinco primeiros meses de 2024, já foram atendidas 231.117 pessoas nas quatro unidades, média mensal de 46.223 atendimentos, 41% superior a 2023. Inaugurada em setembro de 2023, a UPA industrial já se tornou referência ortopédica e pediátrica da região, com mais de 45 mil atendimentos até agora e média superior a 5.600 atendimentos mensais. Isso reflete a crescente demanda por atendimento em urgência e emergência, justificando os investimentos feitos continuamente pela atual gestão.
De acordo com a superintendente das UPAs de Contagem, Priscilla Fazzio, as unidades se consolidam como um pilar essencial no sistema de saúde da cidade, enfrentando desafios significativos com resiliência e inovação. “As melhorias contínuas e o compromisso com a excelência no atendimento garantem que, mesmo diante de crescentes demandas e epidemias, a população de Contagem tenha acesso a serviços de saúde de qualidade”, afirmou.
Investimentos em estrutura para assegurar a qualidade e a eficiência no atendimento à população. Foto: Luci Sallum/PMC
Requalificação por um atendimento mais ágil e humanizado
As UPAs vêm recebendo investimentos importantes nos últimos anos, com foco na requalificação da estrutura, modernização e capacitação contínua dos profissionais. Na UPA JK, a população já conta com a revitalização completa e climatização da recepção, quatro novos banheiros, três consultórios para atendimento on-line, dois consultórios de triagem e um novo acesso para veículos e pedestres. Já na UPA Vargem das Flores, em Nova Contagem, foram entregues a nova recepção, quatro banheiros novos, três consultórios de triagem e outros dois consultórios para atendimento on-line.
A reforma da UPA Ressaca também avança, com a reforma da recepção, a instalação de uma nova fachada e uma cobertura de vidro. No bairro Petrolândia está sendo construída uma nova UPA, que vai substituir a atual unidade. A região do Nacional também vai ganhar uma UPA, demanda antiga da população e que deve ser entregue em janeiro de 2024.
Essas melhorias refletem o compromisso com a qualidade e a eficiência no atendimento à saúde da população de Contagem. "Essas ações têm nos permitido atender às necessidades da população de forma mais eficiente e segura. Continuaremos trabalhando arduamente para garantir que todos os cidadãos recebam os cuidados de saúde necessários em nossas UPAs," afirmou a superintendente.
Revitalização e climatização nas UPAs asseguram mais conforto e dignidade. Foto: Fotos: Luci Sallum/PMC
Desafios na epidemia
Muitas vezes a porta de entrada do cidadão à rede de saúde pública, as UPAs desempenharam um papel ainda mais importante durante a epidemia de dengue e outras arboviroses. Nesse contexto, fica ainda mais evidente a importância das melhorias implementadas, como o aumento do número de leitos, especialmente salas vermelhas, para casos mais graves, a capacitação contínua dos profissionais de saúde, aquisição de equipamentos, entre outros.
Ainda que não seja o cenário ideal, as melhorias já vêm sendo sentidas pela população, principalmente em momentos mais críticos. "Nos últimos anos, enfrentamos desafios imensos, especialmente devido às epidemias e ao aumento constante na demanda. No entanto, com um compromisso contínuo com a melhoria de nossos serviços, conseguimos aumentar o número de leitos, capacitar nossos profissionais e investir em infraestrutura, para que todos tivessem o atendimento adequado para sua necessidade”, concluiu Priscilla Fazzio.