Nessa semana, equipes da Prefeitura de Contagem realizaram duas importantes ações na Bacia de Vargem das Flores, fiscalizando e vistoriando locais no intuito de retirar delimitações irregulares e recuperar áreas para uso futuro da população. Na quarta-feira (8/5), no bairro Tropical, na regional de Petrolândia, foi retirado um cercamento irregular e, na quinta-feira (9/5), no bairro Granja Ouro Branco, onde as equipes foram vistoriar dois locais que serão recuperados para áreas verdes que serão recuperadas para uso futuro.
"Estamos trabalhando em conjunto para garantir
que essas áreas permaneçam protegidas,
cuidadas e a população possa ter acesso
de forma que não prejudique o meio ambiente”,
Eric Machado, superintendente de Fiscalização Ambiental
De acordo com o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, no bairro Tropical, a ação foi coordenada entre o Comitê de Fiscalização (Comfisc), com presença da Fiscalização Ambiental, Regional Petrolândia, equipe de manutenção e a Guarda Municipal. A ida das equipes ocorreu após uma denúncia da população na Administração Regional Petrolândia, informando sobre a presença desse cercamento, que visava ocupar ilegalmente uma área verde. Na segunda-feira (6/5), fiscais foram ao local avaliar a situação e confirmaram a tentativa de subdivisão deste local.
Diante disso, dois dias depois as equipes voltaram na região e removeram todo o cercamento irregular. O superintendente afirmou que a partir de agora serão implantadas medidas de monitoramento para evitar futuras ocupações, incluindo a possibilidade de cercamento adequado realizado pela Prefeitura.
"Esse tipo de ação que realizamos na Bacia de Vargem das Flores é uma das atividades que estamos realizando na região. Isso é fundamental para evitar que ocupações irregulares comprometam os recursos naturais que temos aqui e que são tão importantes para nossa comunidade", destacou Eric.
Já na quinta-feira (9/5), foi realizada uma vistoria integrada das superintendências de Fiscalização Ambiental, Políticas Ambientais, Arborização e Desenvolvimento Rural em duas áreas verdes no bairro Granja Ouro Branco. O objetivo principal foi finalizar o termo de referência para a recuperação dessas áreas verdes que possuem Áreas de Preservação Permanente (APPs) em seu interior, além de definir as diretrizes para prevenção e monitoramento das áreas.
"Estamos trabalhando em conjunto para garantir que essas áreas permaneçam protegidas, cuidadas e a população possa ter acesso de forma que não prejudique o meio ambiente”, afirmou Eric.
O superintendente declarou que já está sendo iniciado um processo de melhorias nesses locais, visando evitar novas tentativas de ocupação. No espaço será implantado trilhas ecológicas, cercamentos adequados, instalação de placas informativas, recuperação da vegetação por meio de reflorestamento, entre outras medidas.
“Não é apenas preservar o meio ambiente, mas também incentivar a ocupação desses lugares, criando espaços de lazer e convívio para toda a população local", finalizou.