Empenhada em melhorar os serviços no SUS Contagem, a Prefeitura tem fortalecido a rede de saúde mental do município, por meio de melhorias estruturais realizadas em alguns equipamentos, atendimento humanizado, realização de conferências e seminários sobre a temática.
Conforme explicou a diretora de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde (SMS), Bárbara Ferreira, com o fortalecimento da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e da Política de Redução de Danos, o município efetiva melhorias na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um dos eixos principais para a gestão.
Neste sentido, recentemente foi entregue a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), unidade voltada para tratamento de crianças e adolescentes em sofrimento mental e/ou decorrente do uso de álcool e outras drogas, na perspectiva psicossocial. O novo local é mais amplo e foi especialmente adaptado às necessidades dos usuários e trabalhadores.
O serviço, que é porta aberta, está localizado na rua Ingás, 483, Eldorado, e pode ser procurado pela população de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Outro ganho importante para Contagem é a nova sede do Caps III Sede. O local está recebendo intervenções para oferecer infraestrutura mais adequada, mantendo o atendimento de urgência 24h. As obras iniciaram em abril e tem previsão de conclusão em cerca de quatro meses. Até a finalização das obras, o Caps Sede continuará funcionando na Av. José Luiz da Cunha, 97, no bairro Alvorada.
“Com serviços fundamentais em todos os níveis de Atenção do SUS, construímos a consolidação de uma linha de cuidado em saúde mental na Atenção Básica, com equipes formadas por psicólogo, assistente social e psiquiatra, referência em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, destacam-se melhorias, com ótimas perspectivas de mudanças quanto às estruturas físicas dos Caps num futuro próximo; implementação de artistas em iniciativas como a descentralização do Centro de Convivência Horizonte Aberto – com efetivação e ampliação de oficinas terapêuticas dos Pontos Teia (Território, Entrelace, Inclusão e Autonomia) em cada distrito sanitário e implantação do Programa Meu Rolê – oficinas de prevenção e promoção de atenção psicossocial de crianças e adolescentes. O município, cotidianamente, tem reafirmado o seu compromisso com a Luta Antimanicomial”, pontuou Ferreira.
Além do Capsi e Caps Sede III, o município ainda conta com o Caps AD III para atendimento especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, localizado na rua Sevilha, 110, Santa Cruz; e o CAPS III Eldorado, situado na rua Madre Margherita Fontanarosa, 106, Eldorado.
Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Os Caps são equipamentos especializados em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas em sofrimento mental e/ou decorrente do uso de álcool e outras drogas em seu território. As unidades oferecem atendimento interdisciplinar, com enfermagem, psiquiatra, psicologia, serviço social, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, oficineiros, entre outros.
Confira os contatos e endereços dos Caps:
CAPS AD III
Rua Sevilha, 110 - Santa Cruz
Contatos: (31) 99257-0548 | 3398-7378 | 3398-8728
Funcionamento: 24h
CAPS III Eldorado
Rua Madre Margherita Fontanarosa, 106 - Eldorado
Contatos: (31) 99257-1771 | 3352-2252 | 3352-2249
Funcionamento: 24h
CAPS III Sede
Avenida José Luiz da Cunha, 97 - Alvorada (endereço provisório até a conclusão das obras nova sede)
Contatos: (31) 99257-2286 | 3398-7215 | 3352-5822
Funcionamento: 24h
CAPSI
Rua Ingás, 483 - Eldorado
Contatos: (31) 99257-0264 | 3356-3307 | 3392-1927
Funcionamento: Dias úteis, das 7h às 19h.