Atender de maneira mais ágil, com qualidade garantida, seguindo protocolos que colaboram para salvar vidas em incidentes. Esse foi o objetivo do primeiro seminário “Incidente com Múltiplas Vítimas da Microrregião de Saúde III”, realizado pelo Samu Regional Contagem. O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, na PUC Contagem.
Reunindo agentes da Rede de Urgência e Emergência da Microrregião de Saúde III, que envolve além de Contagem, Ibirité e Sarzedo, forças de segurança, Samu limítrofes, gestores da Secretaria Municipal de Saúde e acadêmicos, o encontro foi promovido para capacitar os profissionais para incidentes de grande complexidade, pactuar procedimentos com os órgãos envolvido, redesenhando fluxos que deverão ser seguidos em casos de ocorrências imprevisíveis como desabamentos, acidentes automotivos, atropelamento, entre outros.
Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, o sistema de saúde é uma rede que precisa ser integrada em todos os níveis de complexidade. “Esse seminário com a participação dos bombeiros, da Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Militar e todos os parceiros que atuam no nosso dia a dia, fortalece e constrói política pública no município. A integração é fundamental, porque a rede como um todo, se ancora, alimenta e fortalece, independentemente das necessidades que são apresentadas no sistema de saúde”, pontuou.
Para prestar uma assistência ágil e com qualidade, a Prefeitura de Contagem tem investido cada vez mais na qualificação e no fortalecimento da rede de urgência e emergência, como afirmou a superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Karina Taranto. “Esse evento visa o alinhamento conceitual e de diretrizes para deixar todo mundo na mesma página. Para que na hora que a gente for sentar, de forma coletiva para construir o protocolo, para definir como vamos nos preparar para essas situações estejamos todos alinhados”.
Conforme explicou a diretora do Samu Contagem, Luciana Felisberto, “o atendimento neste cenário é dinâmico e complexo, exigindo dos serviços de urgência, organização, planejamento, recursos e qualificação dos seus profissionais”.
Durante os dois dias palestras, mesas redondas e atividades coletivas foram realizadas para a discussão dos protocolos, definição de diretrizes de ação e fluxos nos eixos: atendimento pré-hospitalar, regulação/portas de entrada e pós-evento,
Atividades integradas como essas são essenciais para uma melhor resposta a vítimas de incidentes imprevisíveis, conforme comentou o tenente Jader do Segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que participou do encontro. “Iniciativas como essa são fundamentais para a preparação dos profissionais diante de incidentes de grande complexidade. Nestes 26 anos de bombeiro, eu vejo cada dia mais ocorrências de maior complexidade e quanto mais preparados nós tivermos, melhor será o nosso resultado. Então, esse aprendizado é de suma importância”.
Confira fotos do seminário aqui