Na noite desta segunda-feira (1/11), a atuação da Guarda Civil de Contagem junto com os moradores da Vila São Paulo, foi essencial para o resgate de Cibelle Freitas Oliveira, 32, que ficou ilhada em cima de seu veículo, na enxurrada provocada pela chuva forte no local. A moradora do Bernardo Monteiro voltava do trabalho quando foi pega de surpresa pela tromba d’água, que fez o nível do Ribeirão Arrudas subir rapidamente. Cibelle, que não visualizou a sinalização que impedia o trânsito no local, foi resgatada e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA JK para receber atendimento e passa bem.
Os agentes da Guarda Civil de Contagem, Lucas, Tadeu, Ezequiel, P Júnior e Paiva atuavam no local na hora da ocorrência. Conforme relatou o chefe de turma da Guarda Civil de Contagem, Agnelo de Paiva Braga, quando a equipe estava no local para fechamento e monitoramento da via, os moradores começaram a gritar, informando que havia uma pessoa presa em um veículo. “Com rapidez, eles tentaram, por diversas vezes, lançar uma corda para a vítima se prender, mas sem sucesso. Foi quando nossa equipe chegou ao local e atuou junto com estes populares para retirar a vítima da correnteza”, contou.
O guarda Paiva, explicou que no momento do pedido de socorro, solicitaram apoio também ao Corpo de Bombeiros, porém como a lâmina d'água já possuía uma força de arraste significativa, os agentes da guarda realizaram o salvamento com a ajuda de moradores. “Os bombeiros chegaram após o nível da água baixar e encaminharam a vítima até a UPA JK. Também acompanhamos e demos todo o suporte necessário à vítima, durante o atendimento médico, e após a alta a conduzimos, junto com os familiares, até sua residência”.
Se recuperando do trauma, Cibelle Freitas conta que pediu muito a Deus para ter força e não desistir. “Quando eles me jogaram a corda, amarrei no peitoral para me puxarem e apaguei. Só lembro da parte que estava deitada esperando me levarem para a UPA. Agradeço em primeiro lugar a Deus, ao Renato e Elismar, moradores do local, à equipe da Guarda Civil que me deu toda assistência e a todas as pessoas que estiveram comigo ontem”, ressaltou.
A secretária Municipal de Defesa Social, Paola Soares, parabenizou a toda equipe envolvida na ocorrência. “Todos que estavam no momento arriscaram a própria vida para salvar uma cidadã. Temos orgulho dessa corporação que serve a população de Contagem. Os agentes trabalham de forma integrada com os outros órgãos, sejam municipais, estaduais e federais. Todos tiveram treinamento para auxiliarem em salvamentos em casos de alagamentos. Fizeram e fazem seu trabalho com muita dedicação”, afirmou.
Segundo relatou a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, após o salvamento, se tornou impossível os agentes retornarem até a viatura para tentar tirá-la do local, pois ela foi arrastada pela enxurrada. Os guardas aguardaram diminuir o volume da chuva e do córrego dentro da casa de um morador, que ofereceu abrigo, para buscar a viatura. “Continuamos no monitoramento da cidade e dos pontos de risco de alagamento caso ocorram novos episódios de chuva intensa. Estamos atuando em auxílio a Defesa Civil para levantar os impactos da chuva causados na cidade”, disse.









